Aprenda novas técnicas para ganhar mais segurança.
Seu chefe te convoca para uma reunião global para alinhamento de cronograma, metas ou budget do próximo ano, ocasião na qual estarão os chefes da matriz e representantes de diversas filiais. Como a participação não é opcional, você apenas torce para que não te façam nenhuma pergunta e aguarda poder ter acesso ao Power Point no final, para estudar o que foi discutido.
Ou talvez o telefone toque quando seus colegas estão em horário de almoço e, ao ver o número da chamada, você prefira fingir que não há ninguém na sala a sentir a frustração de não conseguir entender o que está sendo solicitado. A ligação nem era para você, mas a pessoa do outro lado precisa de uma informação urgentemente e você não conseguiu ajuda-la.
Nessas situações desconfortáveis, é comum sentirmos que a gente trava. Não sai uma palavra que faça sentido. Muitas vezes, o coração dispara e as mãos suam ao mesmo tempo e vem aquela sensação de ter tomado um soco no estômago.
E o que fazer? Será que é possível evitar, ou ao menos aliviar, o pânico do inglês?
A dica é aquela que você já ouviu um milhão de vezes: praticar, praticar, praticar. Mas como?
Contato dia sim outro também! O inglês precisa fazer parte da sua rotina, como tomar banho e escovar os dentes. Não pode ser algo esporádico. Se você é daqueles que já iniciou na academia diversas vezes, entende que cada retorno é doloroso e lembra perfeitamente que, no dia seguinte, você mal consegue se mexer. Quando você escuta ou fala inglês de vez em quando, a sensação é semelhante, parece que é muito difícil e doloroso. Mas quando você pega o ritmo, tudo flui mais facilmente. As opções são diversas: YouTube, séries, podcasts, leituras de notícias em portais ou redes sociais etc. Quanto maior o contato – se possível, diariamente –, melhor!
Ah, se você souber seu nível de fluência, temos no spotify, listas de música segmentadas por nível de fluência. Caso você ainda não saiba o seu nível, vou deixar o link para você descobrir.
Spotify - Iniciantes: https://spoti.fi/2KVUOeQ
Spotify - Intermediários: https://spoti.fi/2QUy5n9
Spotify - Avançados: https://spoti.fi/2OPEjCd
Mergulho no inglês. O uso do idioma tem que ser intencional. Ao invés de esperar situações em que você possa colocá-lo em prática, você pode criar essas oportunidades. O que na minha rotina posso passar a fazer em inglês?
Por exemplo, seria possível fazer a lista do supermercado e depois, durante as compras, pensar nos itens e preços em inglês? E que tal espalhar post-its pela casa com o nome dos objetos? Ou eleger um amigo para quem só irá enviar mensagens no WhatsApp em inglês? Se for em áudio, melhor ainda. É possível mudar o idioma do celular, descrever o caminho até o trabalho, fazer um resumo do dia antes de dormir (rápido mesmo, cronometre no celular um minuto). Vale usar a criatividade.
Enfim, você precisa escutar e se escutar. Isso mesmo, escutar sua própria voz em inglês é imprescindível para que não seja estranha. E por não ter esse hábito, muita gente acaba travando quando realmente precisa falar. Não importa se você comete erros, não se preocupe com isso nesse momento, pois é mais importante conseguir se conectar com as pessoas do que a perfeição.
Se você chegou até o final do nosso artigo, significa que tem um interesse real pelo seu desenvolvimento no idioma. Por isso, disponibilizamos uma consultoria gratuita para te auxiliar na busca de seus objetivos e a entender as melhores práticas para alcançar o resultado que você espera.
Aprender outro idioma não precisa ser um caminho árduo e inalcançável. Entre em contato conosco agora, para agendarmos essa conversa com um de nossos experts.
Comments