top of page

Preciso melhorar meu listening... o que fazer?


Uma dica que a maioria dos alunos já segue é a de assistir filmes e séries com legendas em inglês. É uma forma simples e fantástica de treinar o listening, tendo ainda o apoio do texto. Apesar de extremamente atrativo – afinal, você está assistindo algo do seu interesse – na correria do dia a dia, é difícil tornar isso um hábito. Os vídeos são longos, o que demanda tempo, e também é inconveniente voltar diversas vezes quando não se entende algo. Portanto, essa prática atinge o objetivo de ajudar a manter contato com o idioma de forma descontraída, mas falha em regularidade e pelo fato de não assistirmos o mesmo filme ou episódio várias vezes consecutivas. Mas será que há uma forma de aplicar a mesma ideia com mais eficácia? Hoje falaremos de outro recurso – utilizar áudio e texto – e como tirar o maior proveito dele!

O que é?

Tentar entender um áudio ou vídeo de um nativo é bastante desafiador e, muitas vezes, frustrante. Por isso, ter em mãos o texto (chamado de transcript em inglês) para acompanhar enquanto escuta possui diversas vantagens. Primeiramente, isso ajudará a melhorar seu listening ao deixa-lo mais familiarizado com palavras e expressões. Um exemplo simples é quando você escuta uma música e fica encabulado por não conseguir compreender determinada frase. Então você pega a letra e, ao ouvir a canção algumas vezes, você começa a, de fato, escutar o que está sendo dito. O mesmo ocorre ao ouvir com o transcript: você treina seu listening de forma a passar a identificar palavras que antes não compreendia.

Além disso, é possível treinar pronúncia, entonação e ritmo. Para isso, basta pausar e repetir as frases. Quando falamos em speaking, tendemos a valorizar a pronúncia, que é fundamental, mas reproduzir a entonação e o ritmo também é muito importante para soar natural. Por exemplo, na frase “Wow! That’s amazing”, é bem provável que um nativo enfatize WOW e aMAzing. Em “I love it” fica evidente a primeira sílaba, LOve. Você também encontrará muitas contractions (wanna, gonna, gotta...) e junções, como “Let it go” sendo pronunciado “leri-go”, da mesma forma que o nosso “Você está bem?” vira “Cê tá bem?”

Outro benefício é treinar e adquirir vocabulário em contexto. Claro que você não precisa (e nem deve) pesquisar cada palavra desconhecida, mas sim aquelas que parecem interessantes ou que impactem a compreensão do conteúdo. O mais importante aqui é entender o contexto.

Colocando em prática

É possível trabalhar com o material de diferentes formas. Uma sugestão é ouvir o áudio (1), depois ouvir o áudio com o texto (2), ler apenas o texto (3 - opcional), checar vocabulário (4) e ouvir novamente o áudio + texto (5) algumas vezes. Quando estiver mais seguro, pode escutar apenas o áudio novamente (6).

Se quiser focar em pronunciation, faça o mesmo processo, acrescentando mais uma etapa após a 5ª: com o transcript em mãos, vá pausando o áudio e repetindo as frases, tentando reproduzi-las com a mesma a entonação e ritmo. Para alunos intermediários e avançados, vale selecionar apenas as frases que chamarem a atenção em vez de repetir todo o áudio.

Seja qual for a estratégia, o que fará disso algo efetivo é escutar e ler várias vezes, pois a cada vez conseguirá compreender mais. E claro, não é necessário fazer todos esses passos em um dia, você pode escolher um vídeo por semana, dependendo do seu tempo disponível.

Quer ver se funciona? A seguir temos algumas dicas de materiais gratuitos para cada nível.

ESL Fast (elementary) www.eslfast.com/robot/

Esse site disponibiliza diálogos curtos divididos por tema (compras, comida, restaurante, viagem etc). Entretanto, alguns são rápidos e não é possível reduzir a velocidade de reprodução.

Deep English (intermediate) https://deepenglish.com/blog/

Oferece alguns áudios gratuitos sobre assuntos diversos e também da atualidade. É possível escutá-los em três velocidades (devagar, normal e rápido), checar vocabulário e fazer um quiz sobre o tema ao final.

BBC 6 minute English (upper intermediate) www.bbc.co.uk/learningenglish/english/features/6-minute-english

Ótimo para quem quer aprender o sotaque britânico. Além do transcript, há um espaço de vocabulário, no qual estão as palavras mais difíceis e as definições.

TED Talks (advanced) www.ted.com/talks

Já muito conhecido e utilizado por alunos e professores, o interessante é que, no site do TED Talks, a frase que está sendo falada é destacada no transcript. Além disso, também é possível reduzir a velocidade de reprodução.

Elllo (elementary to advanced)

Esse site abrange todos os níveis, explica vocabulário com exemplos e oferece um quiz para testar a compreensão.

Além das dicas acima, vale ressaltar que há uma infinidade de vídeos com legenda em portais de notícias como BBC News, CNN, Reuters e The Independent. Recomendados para alunos que já estejam bem familiarizados com a língua, é uma ótima forma de praticar e ainda se manter informado. The New York Times oferece até mesmo o transcript.

Comments


bottom of page