top of page

“Just do it”, o empurrão para desempacar

"Está muito corrido". "É muito difícil". 'Amanhã eu estudo". Quantas vezes não nos pegamos procrastinando e vamos levando, empurrando com a barriga, e no momento em que precisamos do inglês, seja no trabalho ou em uma viagem, bate aquela vontade de saber falar bem “como o fulano” e um certo arrependimento, porque você já estuda inglês há 1, 2, 3 ou mais anos. Agora imagine, como seria se você falasse inglês “como o fulano” (seu chefe, colega de trabalho, amigo)? Se você não tivesse que se preocupar ou traduzir? Se o inglês simplesmente fluísse sem você precisar queimar os neurônios? Esse sonho é possível, mas para isso: “Just do it” (apenas faça). Simples assim. Pegue hoje seu caderno e as lições de casa atrasadas, abra um site de notícias, veja um vídeo, ouça um podcast. Faça alguma coisa.


Criado nos anos 80 por Dan Weiden, o famoso slogan da Nike, além de alavancar as vendas da marca, incentiva até hoje profissionais e amadores do mundo todo por ser simples e direto ao ponto. Se para alcançar metas e ir além dos seus limites no esporte é preciso esforço e determinação, no aprendizado de um idioma não é diferente. Também não veremos uma melhora significativa do dia para a noite, mas a longo prazo, tudo valerá a pena. A seguir seguem quatro dicas essenciais tanto para atletas quanto para alunos.


Se colocar em movimento

É quase que certo que todos os dias teremos um bom motivo para não estudar: “hoje foi muito corrido”, “estou muito cansado”, “estou com preguiça”, “preciso trabalhar até mais tarde”. Se você for aguardar as condições perfeitas, elas não acontecerão. Raramente você vai acordar inspirado para estudar inglês, ou vai chegar à casa super disposto e motivado. Então o segredo é se colocar em movimento mesmo sem ser da maneira ideal. Just do it. O mundo ideal e perfeito não existe na realidade, mas é possível inserir momentos de estudo mesmo na nossa rotina louca.

Além disso, já reparou que é muito mais difícil retomar os estudos após um período parado? Quando entramos no ritmo, tudo fica mais fácil. Mas é preciso dar esse primeiro passo.


Consistência

Todo mundo sabe que treinar um único dia, mesmo que seja por horas, não irá resultar. O aprendizado exige, assim como o esporte, a prática regular, a consistência. Talvez esse seja o maior desafio e o que separa os que aprendem de verdade dos que passam anos empacados com a mesma dificuldade.

Muitos obstáculos surgirão, pois não é fácil criar e manter um novo hábito, mas tendo em mente que o conhecimento se constrói dia a dia, gradualmente, vemos que a consistência é imprescindível.


Tenha uma meta atingível

É fato que precisamos estabelecer ter uma meta, entretanto, para garantir que você conseguirá ter a constância, crie uma meta real. No mundo ideal eu precisaria estudar uma hora por dia, mas o que eu consigo fazer de verdade são 20 minutos. Pode parecer pouco frente ao ideal, mas trará muito mais resultado se eu fizer todos os dias do que eventualmente estudar por uma hora.

Quando nos colocamos metas que dificilmente serão alcançadas, nossa frustração impacta negativamente no processo e frequentemente desistimos.


Visualize e acredite

Hoje em dia ouvimos falar sobre o poder de visualizar o que queremos e muitas vezes não damos importância. Entretanto, utilizamos isso a todo momento de forma negativa: “não vai dar certo”, “não sou capaz”, “não consigo mudar”. Nosso desafio é utilizarmos esse poder que já temos para que coisas boas aconteçam. Feche os olhos e imagine isso que você deseja acontecendo agora (e não em um futuro distante e hipotético). Sinta a alegria e a satisfação desse momento. Muitos atletas relatam que, antes mesmo de iniciar uma corrida ou jogo, já se visualizam na linha de chegada e sendo campeões. Nossa mente tem um poder que nem imaginamos.

Por fim, acredite que é possível. E tenha a certeza de que você consegue e tem a capacidade de aprender para chegar nesse momento. Acreditar nos impulsiona a nos colocar em movimento, criar metas e nos faz seguir firmes.

Comentários


bottom of page