(sem passar vergonha)
Para muitos brasileiros a consciência de falar errado leva muitas vezes a um medo que trava, que não permite as palavras de saírem, que faz com que os sons que saem da nossa boca sejam tudo menos aquele Inglês bonito dos filmes, que tanto gostaríamos de falar... E fica aquela sensação que será sempre aquele enrolation de quem nunca vai dominar a pronúncia correta. E aí, perguntamos: o que fazer? Tem alguma forma de praticar pronúncia, e principalmente, sem passar vergonha?
É isso que iremos abordar no artigo de hoje.
Dizem que a sorte é dos “audazes”, eu usaria a mesma expressão para o fato de falar Inglês corretamente. Não há nada nessa vida que se consiga sem tentarmos, então a primeira coisa a fazer é FALAR. É abrir a boca e deixar esses sons fluírem, saírem e você começar a entender o que precisa ser melhorado. Claro que para o cérebro fazer qualquer tipo de comparação precisamos, primeiro, ter escutado bastante o idioma, para podermos começar então a imitar seus sons!
E esses seriam, precisamente, os primeiros passos.
Temos aqui três dicas para ajudar a trabalhar essa pronúncia sem você se forçar ou sentir que está “passando vergonha”:
1. Mergulhe no idioma e cante!
Tem uma lista infindável de fontes para você mergulhar no idioma e escutar Inglês a todas as horas possíveis do seu dia... você precisa se cercar de filmes e seriados, ouvir podcasts e músicas em inglês. Sabemos que ouvir parece algo passivo, mas ouvir com atenção irá ajudar a repetir com precisão na hora de falar pois você já tem uma base de dados da pronúncia correta em inglês. E, com certeza você tem músicas preferidas nesse idioma, então pesquise as letras na internet e acompanhe cantando, enquanto você escuta. Quando você canta, está acompanhando um falante nativo e isso ajuda, e muito, sua pronúncia! Cante no chuveiro, cante no carro, no quarto enquanto se arruma para o trabalho... Não está saindo bonitinho? Normal! Só não pode desistir, porque se você prestar atenção e tentar realmente imitar o artista, você estará imitando a pronúncia dessas palavras sem mesmo perceber e, o melhor de tudo, se divertindo!
Aproveite essa dica para adicionar nossas listas do Spotify por nível de inglês. ;P
Elementary:
https://open.spotify.com/user/12152425973/playlist/0khAPdmPw2GrWb1UnHca01?si=wV3AwUpIS1uEwELgKA1Uhw
Intermediate:
https://open.spotify.com/user/12152425973/playlist/7mU6RU5IjSYpKLZx6EPUzF?si=AnbQBklgQNCXQ6Hfz2O40w
Advanced:
https://open.spotify.com/user/12152425973/playlist/3JMUP3LDwaXxCfweEeLU4y?si=CTJNNOPMTxKfLRyv_o6rJQ
2. Se acostume a F-A-L-A-R.
A nossa boca é repleta de músculos e como qualquer músculo do corpo humano, eles não irão se desenvolver parados! Esses músculos precisam ser exercitados e, como qualquer aluno sabe, existem sons no Inglês que não existem no português, como o tão terrível TH. Mas como eu vou aprender esses sons? Existem vídeos na internet que ajudam a praticar cada som específico no Inglês (se você não quiser fazer isso com o seu professor, claro). A maioria dos dicionários tem uma função com o som de cada vocábulo novo que você aprende, e acima de tudo tem a leitura em voz alta. Se você gosta mais de ler do que assistir vídeos, pegue num livro em Inglês e leia, mas em voz alta! Se conseguir a versão do livro em audio-book, melhor ainda, para você poder escutar e repetir. Mas essa dica não irá funcionar se você não f-a-l-a-r. Não adianta ficar assistindo vídeos, escutar o professor, dicionário ou audio-books em casa, se você não repetir o que escutou. Você precisa trabalhar esses músculos do maxilar e língua e isso não vai acontecer se você só ficar ouvindo e nunca repetir para “copiar” esses sons, nem que seja na frente do espelho!
3. Motivação (Entonação)
Sim, você não vai gostar de se escutar falando igual um robot então comece a dar entonação às suas falas, dê vida ao seu discurso e isso irá te motivar. Pode até fazer de conta que você é um ator, exagere um pouquinho no começo, mas faça com que o seu discurso soe bem aos seus ouvidos. Não tem como fazer uma pergunta com a mesma entonação de uma afirmação ou negação, certo? Então pratique essas diferenças. Use o livro que você está lendo para acrescentar um pouco de drama, viva o que o personagem está sentindo, porque a entonação certa irá, sem sombra de dúvida, ajudar você a se fazer entender mesmo que o seu Inglês ainda não seja perfeito.
Falamos muitas vezes para os alunos – o nosso cérebro, na verdade, escuta apenas cerca de 30% do que é falado, os restantes 70% são deduções que fazemos de acordo com o contexto e entonação. E isto é absolutamente normal. Todos nós pensamos numa velocidade muito maior do que falamos, então à medida que falamos, as pessoas já estarão deduzindo o que estamos pensando ou o que iremos questionar. Use isso a seu favor usando de bastante entonação para te ajudar a se comunicar!
Uma dica que pode ajudar você a praticar essa entonação é seguir alguma celebridade que você gosta ou alguma app de notícias em Inglês. Tenha a curiosidade de saber o que acontece em Inglês diariamente, num país ou na vida de alguém que você admira, para que você possa se identificar e se motivar a conversar sobre aqueles assuntos. E não tenha medo de chamar alguém para falar. Seja um amigo, o professor, seja no trabalho ou mesmo num grupo de conversação do Whatsapp.
Mas motivação não virá de algo externo. Não podemos esperar acertar no Inglês para ficarmos motivados, ou começar a falar para praticar a pronúncia. Não podemos terceirizar essa motivação da mesma forma que não podemos terceirizar responsabilidade ou a nossa felicidade. Como dizem, motivação é uma porta que só se abre de dentro para fora. Então trate de começar a praticar essa pronúncia - ativamente – e seja feliz aprendendo!
See ya
XOXO
Comments