Inglês
A América Latina é a região que teve o maior crescimento no número de contratações no mundo. A consultoria de recrutamento Page Group, por exemplo, viu um crescimento de 20% no modelo em 2021 na comparação com 2020 dentro de sua atuação. Sabendo que o inglês é o idioma oficial na comunicação global corporativa, enfatiza-se a importância da fluência em inglês nesse tipo de contratação.
De acordo com matéria publicada em março de 2022, “dados de uma agência de recrutamento revelam que o estagiário ou o trainee com inglês fluente ganha mais que o dobro do que o colega de função com inglês básico. Profissionais com diploma de curso superior recebem 65% a mais e, se for diretor, 90% a mais”.
Inglês é a língua mais falada no mundo, atualmente contando com 379 falantes nativos e 753 milhões de não nativos. Sendo assim, para todos que desejam viajar para qualquer país do mundo, podem utilizar o inglês como uma ferramenta segura de comunicação.
Em suma, ser fluente em inglês te proporciona melhores oportunidades no mercado de trabalho, liberdade geográfica e segurança.
Provas de proficiência - IELTS, TOEFL, CELPIP, TOEIC, ITEP
Espanhol
Além de ser o idioma oficial de 21 países, nos Estados Unidos, por exemplo, ainda há cerca de 19 milhões de pessoas que falam espanhol.
O espanhol é uma língua muito valorizada no mercado de trabalho brasileiro, perdendo em termos de importância apenas para o inglês. Segundo pesquisa divulgada pela InfoMoney, profissionais fluentes em espanhol recebem, em média, 29,72% a mais.
Startups na América Latina tem se instalado com grande frequência no Brasil, o que promove muitas oportunidades para profissionais hábeis nesse idioma.
Ainda, a quem tenha interesse em cursar Mestrado e Doutorado no Brasil, muitas universidades exigem proficiência não apenas em inglês e na maioria dos casos, o segundo idioma selecionado é o Espanhol.
Prova de proficiência - DELE
Francês
Quase 300 milhões de pessoas falam francês no mundo. 80 estados e governos adotam o francês como língua oficial ou alternativa. É considerado o idioma das relações internacionais.
Para os processos de imigração para o Canadá, a fluência em francês tem se tornado critério decisivo para obtenção do resultado. A França oferece diversas bolsas de estudos para brasileiros que sonham em estudar no país. O Programa Erasmus +, Bolsa Eiffel e a Bolsa Victor Hugo são algumas das bolsas mais conhecidas.
Mais de 500 empresas francesas estão instaladas no Brasil! Fluentes em francês podem trabalhar e morar na França, Bélgica, Canadá e em pulsantes economias africanas, como o Marrocos.
Provas de proficiência - TCF, TEF, DELF, DALF
Italiano
Para quem pensa em obter a naturalização italiana, seja através do casamento ou por meio de uma permissão de residência, é um requisito necessário saber falar o idioma. O candidato a naturalização precisará atingir, no mínimo, o nível B1 — o que equivale ao intermediário — para que o processo seja finalizado.
Sem contar o interesse de desenvolver a fluência no idioma para quem pretende estudar na Itália, os amantes de arte e da incrível cozinha italiana.
Provas de proficiência - CELI, CILS, PLIDA
Alemão
A Alemanha é a maior economia da União Europeia e a quarta maior do mundo. O idioma ocupa o segundo lugar como a linguagem científica mais usada no globo e é utilizado também na Áustria, Bélgica e Luxemburgo.
As universidades alemãs têm um excelente renome internacional e o país fornece um grande número de bolsas de estudo para estudar lá. O DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico), por exemplo, é um dos principais responsáveis pelas bolsas concedidas aos estudantes brasileiros.
Provas de proficiência - DSH, TestDaf